O Hospital Regional de Santa Maria irá inaugurar um novo ambulatório nesta sexta-feira (7). O serviço será voltado a população idosa, sendo o primeiro do Estado com esta finalidade. O evento contará com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e de autoridades locais.
Ambulatório
Estima-se que 15% dos idosos, ao serem submetidos à avaliação multidimensional, são classificados como “frágeis”, necessitando um de ambulatório especializado para auxiliá-los no cuidado e melhoria da qualidade de vida. Em 2020, a população idosa já representava 18,77% dos gaúchos, totalizando 2.143.707 pessoas.
O espaço a ser aberto no Hospital Regional terá quatro funções principais: assistencial, matriciamento, educação permanente para a Atenção Primária em Saúde e pesquisa clínica operacional. Para reforçar a equipe multiprofissional, a instituição realizou a contratação de médicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
O quê? – Inauguração do Ambulatório voltado à população idosaQuando – Na sexta-feira (7), às 15hOnde – Hospital Regional de Santa Maria (Rua Florianópolis, 1041, Bairro Pinheiro Machado)
Regional
Sob a gestão do Instituto de Cardiologia, de Porto Alegre, o Hospital Regional de Santa Maria foi inaugurado em 6 de julho de 2018. O primeiro ambulatório foi o de Doenças Crônicas, no qual são atendidos pacientes com diabetes e hipertensão oriundos de municípios da Região Central e encaminhados pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). Em agosto de 2019, começou a funcionar o ambulatório de Cardiologia na instituição, com a oferta de 320 consultas por mês.
Com apenas 80 leitos desde a abertura, o Regional passou a ofertar consultas e cirurgias de média complexidade em Traumato-ortopedia em maio deste ano. E desde o dia 27 de julho, a instituição conta também com a especialidade de Neurologia, pelo qual são ofertadas 240 consultas e 40 cirurgias, entre média e alta complexidades, por mês.
Veja quais são os outros serviços ofertados pelo Hospital Regional de Santa Maria em quatro anos:
Ambulatório de atenção especializada em Doenças Crônicas, ambulatório de Cardiologia e ambulatório Cirúrgico.Bloco cirúrgico com capacidade para mais 55 cirurgias ao mês e seis salas cirúrgicas equipadas.80 leitos, sendo 40 clínicos, 20 cirúrgicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).Especialidade de média complexidade em traumato-ortopedia, com oferta de 280 consultas e 40 cirurgias por mês.Especialidade de média complexidade em neurologia com oferta de 240 consultas, além de 40 cirurgias por mês de média e alta complexidade
Arianne Lima – [email protected]
*com informações da SES
Leia todas as notícias